top of page
  • Foto do escritorBlog WNF

Protocolo Couro Cabeludo

Tratamento Cosmético com os óleos essenciais.


Composição do sistema capilar: bulbo, couro cabeludo e haste.

Os cabelos são divididos em três territórios, bulbo, couro cabeludo e haste, normalmente quando um problema ocorre na haste dos fios quem cuida é o cabeleireiro, no couro cabeludo um médico dermatologista e quando o problema se apresenta no bulbo é necessário um tricologista que pode ser médico dermatologista tricologista ou terapeuta capilar com formação em tricologia.



O couro cabeludo é o principal responsável pela saúde do todo, podemos imaginar os fios dos cabelos como uma planta, a haste é seu corpo e o bulbo a raiz plantada no couro cabeludo representando a terra, para a sobrevivência de uma planta o solo deve apresentar condições ideais de hidratação.

O couro cabeludo é o principal responsável pela saúde do todo, podemos imaginar os fios dos cabelos como uma planta, a haste é seu corpo e o bulbo a raiz plantada no couro cabeludo representando a terra, para a sobrevivência de uma planta o solo deve apresentar condições ideais de hidratação.


Quando falamos em hidratação no couro cabeludo não se trata da aplicação de um hidratante, mas sim, de proteger o sistema de retenção de água que preenche o meio celular na região do bulbo capilar, a parte principal desse sistema é o manto hidrolipídico produzido pelas glândulas sebáceas e pelas glândulas de suor (écrinas).



Problemas no Couro cabeludo

Sendo o manto hidrolipídico responsável pela retenção de água no meio celular na região do bulbo capilar, com os processos de higiene e controle da oleosidade o manto de proteção pode ser afetado permitindo uma perda excessiva de água do meio celular, isso faz com que as células não tenham água suficiente para desenvolver sua plenitude ficando menores e mais achatadas, o resultado é o afinamento da haste, quanto esse ressecamento aumenta, as células não se desenvolvem completamente gerando as escamações que numa graduação mais elevada formam a caspa, algumas vezes o excesso de oleosidade é provocado pela tentativa da glândula sebácea em repor os lipídios retirados excessivamente com shampoos de baixa qualidade ou inapropriados para o biotipo da pessoa.

Os principais problemas que ocorrem no couro cabeludo, sendo originários do desequilíbrio do sistema.



Tratamentos mais comuns que podem ser aplicados pela própria pessoa em casa:   Controle da oleosidade excessiva  Alívio da irritabilidade e coceiras  Hidratação do Ressecamento   Fortalecimento das raízes contra eflúvio acentuado
Estrutura da fibra capilar

Tratamentos mais comuns que podem ser aplicados pela própria pessoa em casa:

Controle da oleosidade excessiva

Alívio da irritabilidade e coceiras

Hidratação do Ressecamento

Fortalecimento das raízes contra eflúvio acentuado

Tratamentos que precisam de assistência médica:

Alopécias

Psoríases

Dermatites

Infecções

Inflamações



Como tratar com óleos essenciais em casa

Óleos essenciais não são oleosos, são etéreos e ajudam a equilibrar a oleosidade dos cabelos, óleos essenciais são concentrados e devem ser diluídos em outros óleos base para os tratamentos nos cabelos, as bases* são:



Óleo vegetal de jojoba WNF: para a limpeza e controle da oleosidade  Óleo vegetal de abacate WNF: umectante nutritivo para fortalecimento e equilíbrio do couro cabeludo.  Esse são os óleos que combinam com todos os tipos de cabelos. Se você já faz uso de algum óleo vegetal que seu cabelo está habituado poderá tranquilamente fazer uso dos os óleos essenciais sugeridos aplicando-os da mesma forma ao seu óleo vegetal preferido.

Óleo vegetal de jojoba WNF: para a limpeza e controle da oleosidade

Óleo vegetal de abacate WNF: umectante nutritivo para fortalecimento e equilíbrio do couro cabeludo.


Esse são os óleos que combinam com todos os tipos de cabelos. Se você já faz uso de algum óleo vegetal que seu cabelo está habituado poderá tranquilamente fazer uso dos os óleos essenciais sugeridos aplicando-os da mesma forma ao seu óleo vegetal preferido.


A técnica de aplicação será sempre a mesma: num pires misture 5 ml de óleo de abacate em 5 ml de óleo de jojoba, esse é o óleo base, agora aplique até 4 gotas entre todos os óleos essenciais sugeridos misturando-os ao óleo base como nos exemplos que indicaremos em cada tratamento, a mistura do óleo vegetal e do óleos essenciais chamaremos de óleo pronto para uso.


Seu tratamento está pronto para aplicação, agora umedeça a polpa dos dedos e a palma das mãos com pequenas porções do óleo pronto para uso, esfregue as mãos para homogeneizar o óleo pronto, agora aplique em massagem lenta e firme com as mãos espalmadas no couro cabeludo em movimentos curtos de vai e vem.


Execute esses movimentos por toda a área do couro cabeludo lentamente por cinco minutos aproximadamente, a sobre do óleo pronto para uso aplique lentamente nas hastes e deixe agir por 10 minutos.


Agora umedeça os cabelos com água morna e lave com shampoo apropriado para óleos essenciais, enxague até sentir que os óleos foram retirados suficientemente e aplique condicionador/máscara e pronto.



Controle da oleosidade excessiva   Óleo vegetal de jojoba WNF - 5ml   Óleo vegetal de abacate WNF - 5ml  Óleo essencial de melaleuca WNF - 2 gotas   Óleo essencial de lemongrass WNF - 2 gotas

Controle da oleosidade excessiva

Óleo essencial de melaleuca WNF - 2 gotas

Alívio da irritabilidade e coceiras

Óleo essencial de melaleuca WNF - 1 gota



Hidratação do Ressecamento   Óleo vegetal de jojoba WNF - 2ml   Óleo vegetal de abacate WNF - 8ml  Óleo essencial de lavanda francesa WNF - 2 gotas   Óleo essencial de ylang-ylang WNF - 1 gota     Fortalecimento das raízes contra eflúvio acentuado  Óleo vegetal de jojoba WNF - 8ml   Óleo vegetal de abacate WNF - 2ml  Óleo essencial de alecrim WNF - 2 gotas   Óleo essencial de cedro virgínia WNF - 1 gota

Hidratação do Ressecamento

Fortalecimento das raízes contra eflúvio acentuado


Osmólogo IOOE/ CEO - WNF



Conecte-se:

Nos siga nas redes sociais ou faça os cursos online na WNF Academy.



コメント


bottom of page