INCI NAME: JUNIPERUS VIRGINIANA OIL
CÓDIGO CAS: 83984‑76‑3
NOME BOTÂNICO: Juniperus virginiana
FAMÍLIA: Cupressaceae
ORIGEM: Estados Unidos
ÓRGÃO EXTRAÍDO: material lenhoso em pó
EXTRAÇÃO: destilação ou hidrodifusão
RENDIMENTO: 35 g de óleo essencial por quilo de planta
CARACTERÍSTICAS: aroma lenhoso, balsâmico, denso
ASPECTO: óleo transparente, de incolor a levemente amarelado
Cedro é solidez, purificação e integridade.
Aplicações gerais: o óleo essencial de cedro virgínia é bastante popular nos Estados Unidos; a queima da madeira dessa árvore era utilizada em rituais indígenas de purificação antes de o óleo se tornar conhecido pela perfumaria. É um ingrediente muito apreciado pela indústria de perfumes.
Esse óleo deve ser selecionado principalmente para os tratamentos da circulação venosa, pois ele age como um protetor e fortalecedor, melhorando a qualidade da estrutura e do sistema venoso.
Para a proteção contra a formação de varizes, deve ser diluído em óleo de vegetal de amêndoas doces.
Outro ponto de destaque do óleo essencial de cedro é sua eficiência em tratamentos de queda de cabelo, principalmente masculino; ele fortalece e engrossa os fios, cuida do couro cabeludo e elimina a seborreia e a caspa, conferindo brilho e maciez aos cabelos. Para essa aplicação, deve ser combinado com óleo essencial de alecrim e óleo vegetal de jojoba.
Na face, o óleo essencial de cedro age como regulador das secreções sebáceas e pode ser utilizado em tratamentos de acne, aqui combinado com óleo essencial de melaleuca e óleo vegetal de jojoba. Nos pés, pernas, joelhos e cotovelos, ele hidrata profundamente, dada a sua natureza mais densa, evitando os ressecamentos na pele e protegendo contra rachaduras e fissuras, principalmente aquelas que ocorrem entre os dedos dos pés.
Nos tratamentos corporais, o óleo essencial de cedro deve ser visto como um flebotômico, dado que ajuda beneficamente no fortalecimento das estruturas venosas e aumenta a drenagem linfática natural do organismo, podendo ser utilizado com bastante eficiência em drenagens linfáticas, principalmente no pré e pós‑operatório.
Seu aroma lenhoso, denso, característico é um tônico masculino que estimula a atividade sexual masculina por ter uma afinidade natural com o hormônio sexual masculino. No ambiente, seu odor evoca sensações fortes, como dominância, masculinidade, introspecção, plenitude, confiança e maturidade.
Em tratamentos holísticos, o óleo essencial de cedro fortalece a estrutura psicológica, traz alinhamento emocional orientado por uma força mais masculina, ajuda a ter coragem e tomar decisões; seu aroma é excelente para meditação e introspecção, trazendo maturidade, seriedade e confiança. Não se conhecem contraindicações para o uso desse óleo essencial dentro das indicações desta literatura.
Conecte-se:
Nos siga nas redes sociais ou faça os cursos online na WNF Academy.