top of page
  • Foto do escritorBlog WNF

Aromaterapia - Olfato e Pele

Em um post anterior chamado "Um arsenal de saúde e beleza" deixamos 4 dicas para sua reflexão, as quais vou integrar com o texto de hoje, onde abordaremos o contexto da Aromaterapia pela visão do Olfato e da Pele.


Quando deixamos as 4 dicas para estudo e reflexão, o fizemos para dirigir à dúvidas básicas, vamos revê-las:


1 - Conhecer a propriedade do óleo essencial  Óleos essenciais seguem dois caminhos de atividade:   OLFATO - por via olfativa e ou respiratória para tratamentos emocionais e respiratórios.  PELE - por via cutânea para os tratamentos de pele, musculatura e circulação.

1 - Conhecer a propriedade do óleo essencial


Óleos essenciais seguem dois caminhos de atividade:

OLFATO - por via olfativa e ou respiratória para tratamentos emocionais e respiratórios.

PELE - por via cutânea para os tratamentos de pele, musculatura e circulação.



2 - Conhecer a técnica de aplicação para obter o benefício que é pretendido


A aromaterapia pode ser aplicada através da difusão aérea ou aplicação cutânea, veja mais sobre elas: a técnica para aplicação olfativa é a difusão do aroma. J[a a técnica para aplicação respiratória é a inalação. Técnicas para aplicação cutânea são: massagens, banhos, compressas e fricções



3 - A dosagem de óleo essencial e em qual veículo deverá ser aplicado


A aromaterapia para uso através da difusão aérea, o máximo por aplicação de óleo essencial é de 10 gotas. Se for uma mistura de óleos, aplicar proporcionalmente cada óleo sem ultrapassar as 10 gotas. No caso da inalação, de 1 a 3 gotas de óleos essenciais em tigela de água fervente. Não aplicar em aparelhos de inalação sem conhecimento médico ou da aplicação.


 aromaterapia para uso através da difusão aérea, o máximo por aplicação de óleo essencial é de 10 gotas. Se for uma mistura de óleos, aplicar proporcionalmente cada óleo sem ultrapassar as 10 gotas. No caso da inalação, de 1 a 3 gotas de óleos essenciais em tigela de água fervente. Não aplicar em aparelhos de inalação sem conhecimento médico ou da aplicação.

4 - O tempo de aplicação e o tempo de duração do tratamento


Para obter-se resultado devemos executar a técnica de aplicação por determinado tempo, ou seja:

Massagens - 1 hora

Compressas - 20 minutos

Inalação - 3 minutos

Difusão aérea - 30 minutos


E assim segue de acordo com as técnicas, porém, existe também a duração do tratamento, por exemplo, 3 dias, 1 semana, 2 meses etc...


O que determina a duração do tratamento é na maior parte das aplicações as condições físicas e emocionais da pessoa que recebe o tratamento, o importante é sentir que há melhora e manter o tratamento até sua conclusão.


DICA IMPORTANTE:

Estamos falando sempre dos benefícios trazidos pela aromaterapia para a saúde, caso se sinta insegura ou tenha doença grave, deve procurar ajuda profissional e especializada.

Quando os óleos essenciais trazem benefícios, estes são perceptíveis imediatamente, caso não ocorram os benefícios conforme descrito, o tratamento deve ser interrompido e corrigido.

Acompanhe as próximas publicações... continuaremos com a transmissão de conhecimento sobre os óleos essenciais e aromaterapia :)



Conecte-se:

Nos siga nas redes sociais ou faça os cursos online na WNF Academy.



Comments


bottom of page